Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Exercícios físicos e hábitos saudáveis podem ser aliados para a prevenção e tratamento de doenças

A prática regular de atividades físicas pode trazer muitos benefícios para a saúde, promovendo bem-estar físico e mental, além de auxiliar na prevenção de diversas doenças. A adoção de hábitos saudáveis com cuidados necessários, como a prática de exercícios e uma dieta balanceada tem um papel fundamental para aumentar a disposição e melhorar a qualidade de vida.

Existem inúmeras opções de exercícios que podem ser positivos para a saúde, como por exemplo, caminhar, correr, pedalar, praticar esportes, fazer alongamentos, musculação, entre outros. Não importa qual seja a modalidade escolhida, o importante é realizá-la com frequência e também procurar a orientação de um profissional da saúde antes de iniciar a prática de atividades.

Segundo lista divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ranking dos motivos que são mais prejudiciais à vida, sete deles podem ser prevenidos ou controlados por meio de atividade física. As principais doenças que decorrem da falta de atenção aos cuidados com a saúde são as cardiovasculares, como hipertensão, infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular encefálico (AVE).

Também podem ser evitadas as doenças metabólicas, como o colesterol elevado e diabetes, e osteoarticulares (osteoporose, artrites, artroses, lombalgias e dores articulares em geral). “A prevenção pode ser feita através de um estilo de vida saudável, como uma boa alimentação, períodos adequados de sono, rotina de exercícios e atividades de lazer que proporcionem bem-estar”, afirma Tânia Fleig, fisioterapeuta da Mercur S/A.

“O uso de dispositivos que auxiliam a prática de exercícios, como bolas e faixas elásticas, também pode ser útil. As atividades devem ser sempre orientadas de acordo com a avaliação prévia das condições de saúde de cada pessoa”, justifica a fisioterapeuta. “Ao realizar atividades físicas é recomendável usar roupas leves e confortáveis, saber o tipo de calçado adequado, alongar-se e hidratar-se antes e após a atividade”, finaliza Tânia.


Confira abaixo algumas dicas de exercícios que podem estimular a prática de atividade física
:

1. Fortalecimento de Coxas e Glúteos
Em pé com os joelhos levemente flexionados e com a bola entre as costas e uma parede, flexione os joelhos como se fosse sentar, deslizando com as costas na bola. Faça 2 a 3 séries de 8 a 12 repetições.

2. Fortalecimento de Tronco Posterior
De joelhos, com o abdômen e o peito apoiados sobre a bola e com as mãos atrás da cabeça, leve o tronco e a cabeça para cima, mantendo apenas o quadril e abdômen apoiados na bola. Faça 2 a 3 séries de 8 a 12 repetições.

3. Abdominal Inferior e Fortalecimento interno de Coxas
Deite com os quadris flexionados segurando a bola entre os pés, realize movimentos lentos de levar a bola para baixo e para cima. Faça 1 a 2 séries de 10 repetições.

4. Fortalecimento de Braços – Tríceps
Sente na bola e posicione a Faixa Elástica em diagonal nas costas com uma mão próxima ao ombro (palma voltada para a frente) e a outra no meio das costas (palma voltada para trás). Os cotovelos devem estar flexionados e abertos.
Inspire e durante a expiração estenda os cotovelos, abrindo bem os braços na diagonal, como se fosse espreguiçar-se. Ao final do movimento a posição das mãos deve seguir a mesma linha dos braços.
Recomendamos fazer estes movimentos de forma contínua por até 10 repetições para cada lado.

5. Fortalecimento de Braços – Bíceps
Sente na bola e posicione seus pés sobre a Faixa Elástica, paralelos e levemente afastados. Segure a Faixa mantendo os cotovelos estendidos e a coluna ereta. Inspire e durante a expiração flexione os cotovelos puxando as mãos na direção dos ombros. Puxe a Faixa Elástica até a altura dos ombros, inspire e retorne à posição inicial. Recomendamos fazer estes movimentos de forma contínua por até 10 repetições.