Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Evite doenças respiratórias no Outono

O tempo não se decide entre o calor e o frio, o clima seco e as primeiras roupas mais quentes saem do armário: os sinais da chegada do Outono são inconfundíveis. Esse cenário  favorece o surgimento dos agentes virais  que trazem infecções e alergias respiratórias, da rinite alérgica a problemas causados por vírus e adquiridos pelo ar.

Segundo a dra. Cristiane Passos Dias Levy, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, essas condições atmosféricas colaboram para que as pessoas escolham ambientes mais fechados e mal ventilados, o que favorece uma maior exposição a ácaros, poeira, mofo e demais substâncias que desencadeiem crises alérgicas.

“O fundamental é manter o ambiente arejado, repousar e ingerir grande quantidade de líquidos, além de dar preferência aos alimentos mais leves durante o período de febre e mal-estar”, completa Cristiane. Alguns cuidados simples, como evitar choques térmicos-, fazer refeições equilibradas, manter os ambientes limpos e arejados, consumir bastante líquido para manter a temperatura do corpo estável e lavar com frequência as mãos, podem ajudar.

Acupuntura para tratar

Para quem sofre com rinites e sinusites, a Acupuntura ajuda no alívio da dor, no desbloqueio dos óstios de drenagem dos seios da face e estimula a produção de corticoides e analgésicos naturais, que possuem ação anti-inflamatória e diminuem a dor.

Outras doenças respiratórias, como bronquite e asma, também podem ser tratadas com a técnica milenar chinesa. Diversos estudos comprovam a eficácia da Acupuntura nesses casos.