O que é acupuntura?

Entenda mais sobre esta técnica milenar

A palavra acupuntura deriva do latim acum (agulha) e punctum (picada ou punção). Sua origem remonta à pré-história chinesa e sua evolução se confunde com a da medicina daquele país. Como tratamento, é uma modalidade terapêutica que utiliza agulhas e outros instrumentos para liberar substâncias químicas no organismo. Seu efeito analgésico ou anti-inflamatório combate a dor e demais sintomas decorrentes de determinadas doenças.

O método possui uma gama extensa de aplicações dentro da medicina, que podem ir desde o tratamento de problemas físicos a de transtornos psicológicos, sempre com o objetivo do combate à dor. Consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, os “pontos de acupuntura”, espalhados sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.

oque

Técnicas alternativas ou complementárias também são conhecidas, como a moxabustão (aplicação de calor sobre os pontos de acupuntura ou meridianos) e a auriculoterapia (microagulhas especiais aplicadas em pontos da orelha).

No Brasil, a acupuntura chegou no começo do século 20, trazida pelos japoneses, e ficou no âmbito familiar até a década de 80, aproximadamente. É reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica desde 1995 e uma decisão de 2012 do Tribunal Regional Federal da 1ª Região definiu que a acupuntura deve ser praticada, em caráter exclusivo, apenas por médicos.

Tire suas dúvidas sobre a acupuntura

Entre em contato com nossa equipe ou agende uma visita para conhecer mais sobre a acupuntura que praticamos. A Itapevacupuntura está localizada perto da avenida Paulista, em São Paulo

Entre em contato

Saiba mais