Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Acupuntura e saúde digestiva: uma dupla de sucesso

Chega o final do ano e as festas regadas a salgadinhos, frituras e bebidas se multiplicam. Com elas, agravam-se também os problemas digestivos, geralmente acumulado ao longo da rotina e que podem acabar relegados ao segundo plano. Quem sofre com gastrite, refluxo gastroesofágico, constipação intestinal, doenças inflamatórias do intestino (como síndrome do intestino irritável e doença de Chron) e hemorroidas sabem como o dia a dia é prejudicado por essas doenças. A boa notícia é que todas elas podem ser tratadas com Acupuntura.

A técnica é particularmente eficaz na diminuição da acidez gástrica, causa de vários tipos de gastrite. “Mesmo nos casos em que há a bactéria Helicobacter Pylori como causadoras do problema é preciso diminuir a acidez gástrica”, explica Dr Fabio Roza, médico acupunturista da Clínica Itapevacupuntura.

No caso da gastrite nervosa, ela costuma ser reincidente exatamente por ter origem emocional. Por isso, mais importante que fazer um plano de manutenção para evitar a recidiva é tratar a ansiedade e stress. “Muitas vezes o sintoma gástrico melhora com poucas aplicações, mas é preciso continuar o tratamento da ansiedade”, comenta Fabio.

Pacientes que desenvolvem problemas gástricos devido a uso prolongado de medicamentos danosos ao sistema digestivo, como os anti-inflamatórios não hormonais, podem tratar o problema com Acupuntura. Mas o ideal (se possível) é que se interrompa o uso da medicação que causou essa gastrite.