Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

O seu organismo está doente?

É possível perceber como, após uma noite mal dormida, o dia fica difícil, as atividades de rotina tornam-se mais complicadas e o nosso humor não costuma ser dos melhores. Mas, ao longos de anos de pequenos descuidos com nossa saúde e nosso bem-estar (muitas vezes imperceptíveis para quem está naquela rotina), o organismo cobra seu alto preço pela negligência.

“Em algumas situações, não há uma queixa específica, uma dor em uma região, uma doença em si. É o corpo, como um todo, que adoece”, explica o dr. Fábio Roza, médico acupunturista da Itapevacupuntura. Por isso, a clínica adota uma postura holística de diagnóstico. O termo Holismo traz a ideia de que qualquer organismo é muito mais do que a soma de seus componentes e precisa ser analisado como um sistema complexo e integrado.

É fundamental avaliar o quanto o dia a dia do paciente tem sido razoavelmente equilibrado. Como é a qualidade do sono? Como ele se alimenta? Qual é a qualidade de sua dieta? Ele tem um balanço entre atividades de trabalho e lazer? Como tem sido o seu relacionamento com as pessoas à sua volta e qual é a história dessa relação? É preciso diminuir o stress?

Precisamos cuidar da vida de uma forma geral, não apenas quando estamos doentes. Como você tem cuidado da sua?