Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Pesquisa revela: medicação efervescente eleva risco de doenças cardiovasculares

O British Medical Journal publicou um estudo que demonstra a relação entre a utilização de medicamentos efervescentes solúveis (como vitaminas e analgésicos) e o aumento de problemas cardiovasculares em comparação aos indivíduos que tomaram as mesmas medicações, mas em forma de solução ou cápsulas. As formulações efervescentes que contém sódio, em especial, são o grande alerta dos cientistas.

O estudo foi realizado a partir da análise do banco de dados do UK Clinical Practice Research Datalink. Foram avaliados os dados de cerca de 1,3 milhão de pacientes maiores de 18 anos, durante sete anos.

O resultado mais alarmante da pesquisa foi a associação do uso desse tipo de medicamento a 16% mais eventos cardiovasculares (incluindo infarto não fatal, AVC não fatal ou morte por causa vascular), 22% maior ocorrência de AVC, 28% maior mortalidade por todas as causas e 7 vezes mais ocorrências de hipertensão arterial.

Por isso, antes de se submeter à automedicação, consulte sempre um médico especialista no problema que pretende tratar e conheça alternativas de tratamento à alopatia.

Acupuntura para prevenir e tratar

Um outro jornal britânico, o Journal of Neuroinflammation, mostrou que a acupuntura pode proteger o cérebro de lesões, como derrames, e ainda exercer um efeito anti-inflamatório após um acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, um estudo chinês avaliou a recuperação de pacientes que sofreram esse tipo de problema e descobriu a eficácia do uso da técnica milenar nesses casos.