Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Pesquisa confirma efeito da Acupuntura para tratar depressão

O Institute of Acupuncture Research, em parceria com a Faculdade Médica de Shangai, da Universidade de Fudan, na China, divulgou um novo estudo que confirma o efeito antidepressivo da Acupuntura. A pesquisa examinou as células cerebrais após tratamentos com a técnica e descobriu sua capacidade de regularizar a atividade das células do cérebro associada com resultados terapêuticos.

O método milenar da medicina tradicional chinesa apresenta efeitos regulatórios sobre células especiais cerebrais no hipocampo, chamadas células progenitoras neurais (NPS). Essas células contribuem para a manutenção do cérebro e da medula espinhal. A função principal das NPS é a substituição de células danificadas ou mortas.

Esse novo material mapeou  mecanismos importante pelos quais a acupuntura exerce seus efeitos. Com base também em estudos prévios, a pesquisa reforçou que “a acupuntura pode ser tão eficaz quanto antidepressivos”. E muitos sintomas, tanto de depressão como de ansiedade, podem ser tratados com a ajuda das agulhas.

No entanto, conforme pontua o Dr. Fábio Roza, da clínica Itapevacupuntura,  é importante que o tratamento  seja parte de uma abordagem multidisciplinar – ou seja, que o paciente também trate o problema com um psicólogo ou psiquiatra. “É fundamental o acompanhamento psicológico porque ajuda o paciente a entender o que o levou a depressão ou ansiedade”, explica.