Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Insônia: Pesquisa aponta que acupuntura e moxabustão reduzem a falta de sono

Boa notícia para aqueles que não conseguem ter uma boa noite de descanso. Pesquisadores da Universidade de Henan, na China, chegaram à conclusão de que a combinação de Acupuntura e moxabustão é eficaz para o tratamento da insônia.

A pesquisa, publicada no Journal of Traditional Chinese Medicine, dividiu 120 pessoas em dois grupos, um recebendo apenas Acupuntura (grupo B), e outro (grupo A) recebendo Acupuntura junto com a moxabustão (método que aquece as agulhas ou os pontos de Acupuntura).

O grupo A, que recebeu Acupuntura em pontos específicos combinados com moxabustão, teve uma taxa de mais de 87% de sucesso, e o grupo B, superior a 76%. No estudo, foi possível observar melhorias na qualidade e aumento de tempo no sono e uma consequência positiva na rotina diária do primeiro grupo.

Recentemente, a atriz americana Julianne Moore declarou que faz uso constante da técnica. Ela sofria de insônia por conta da morte da mãe e encontrou no método milenar chinês a solução tanto para melhorar o sono quanto para seu sistema nervoso. Segundo ela, sua pressão arterial caiu muito e a única coisa que a fez “voltar ao normal” foi a medicina chinesa.

Diagnóstico preciso

Para o médico acupunturista dr. Fábio Roza, da clínica Itapeva em São Paulo, é importante avaliar se o mal está ou não associado a outra patologia como depressão, ansiedade, etc. “A Acupuntura pode sim ajudar no tratamento da insônia. É preciso identificar se o paciente tem dificuldade em iniciar o sono, sono entrecortado ou sensação de que não dorme a noite toda porque em cada uma destas situações tem-se um tratamento diferente. Também é importante avaliar a qualidade do sono”, afirma.

Além disso, segundo o especialista, o paciente deve tomar algumas medidas práticas que podem ajudar a melhorar sua relação com o sono, tais como:

- Evitar atividade física à noite

- Evitar bebida alcoólica próximo ao horário de dormir

- Procurar deixar o quarto o mais escuro e silencioso possível (sem TV, nem computador por perto)

Fábio desaconselha o uso de medicação contra insônia, principalmente sem acompanhamento médico, porque pode causar dependência.