Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Infertilidade: Acupuntura é mais eficiente do que medicamentos à base de clomifeno, revela pesquisa

Uma nova pesquisa descobriu que o milenar método da medicina tradicional chinesa é mais eficaz do que o clomifeno, substância largamente prescrita por médicos para o tratamento da infertilidade.

Neste estudo, 65 mulheres com infertilidade devido à disfunção da ovulação foram divididas em dois grupos escolhidos aleatoriamente. O primeiro grupo recebeu eletroacupuntura e o segundo grupo recebeu 50 mg por dia de comprimidos de citrato de clomifeno. Após seis meses de tratamento, o grupo de Acupuntura teve uma taxa de sucesso de 76,3% ante o grupo de clomifeno, que teve uma taxa de sucesso de 48,1%.

Segundo explica o Dr. Márcio De Luna, coordenador do programa de pós-graduação em acupuntura e shiatsu do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), “o resultado desta pesquisa mostra que a acupuntura não só elimina o estresse negativo da expectativa de não engravidar como também promove a fertilidade, de uma maneira muito mais saudável e eficiente do que somente com remédios”.

O dr. Fábio Roza, médico acupunturista responsável pela clínica Itapeva em São Paulo, reforça esta afirmação, complementando que o procedimento funciona principalmente nos casos de infertilidade sem causa aparente. “O controle da ansiedade também é fundamental porque a demora já é um fator ansiogênico. É importante que o casal compreenda que isso atrapalha e deixe de lado a obsessão pela gravidez. Assim, o resultado é mais rápido”, explica.

 

Mais comprovações

Outro estudo recente demonstrou que a Acupuntura aumenta a frequência de ovulação em mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Publicado no prestigioso American Journal of Physiology – Endocrinology and Metabolism, a pesquisa levou mais de um ano de investigação.

Os pesquisadores mediram mudanças significativas nos hormonios esteróides sexuais e no cortisol, entre outros reflexos.

Tratamentos de fertilidade são uma coisa, e as taxas de nascidos vivos são outras. Só neste ano, uma nova pesquisa, conduzida por pesquisadores de Seattle, em Washington, nos EUA, demonstrou que a Acupuntura administrada a mulheres que receberam fertilização in vitro, tiveram maiores sucessos nas taxas de natalidade. No estudo, a descoberta foi que as mulheres têm uma maior taxa de gravidez e sucesso na fertilização se a acupuntura for administrada no dia da transferência dos embriões e de óvulos de doadoras.

A equipe de pesquisa reuniu investigadores da Universidade de Washington (Seattle, Washington, EUA), Faculdade de Medicina Oriental Oregon (Portland, Oregon) e Centro de Pesquisa Noroeste para Ciências da Reprodução (Kirkland, Washington, EUA).