Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Fertilidade: pesquisa aponta que Acupuntura alivia dor após tratamento

Nova pesquisa descobriu que a Acupuntura é eficaz para aliviar a dor associada com a recuperação de ovócito transvaginal, um procedimento de coleta de óvulos usado ​​em tratamentos de fertilidade que permitem a fertilização fora do corpo humano. Neste estudo, a aplicação da Acupuntura foi comparada entre um grupo controle e um grupo placebo para determinar a eficácia do uso da técnica chinesa como anestésico.

O estudo mostrou que ambos não apresentaram benefícios pós-operatórios relevantes, no entanto, o grupo de Acupuntura obteve uma redução significativa da dor após o procedimento cirúrgico. A pesquisa dividiu 90 participantes aleatoriamente em três grupos. Um grupo recebeu Acupuntura bilateralmente, outro grupo recebeu agulhas placebo e o último grupo recebeu apenas recuperação de ovócitos de rotina. Os níveis de intensidade da dor imediatamente após a operação e uma hora mais tarde após o procedimento foram significativamente mais baixos no grupo da Acupuntura do que nos outros dois grupos.

Segundo explica o Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 29 anos e atual presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (www.abarj.com.br)., a pesquisa revelou que a acupuntura promove significativamente os níveis de neuropeptídeo Y no fluído folicular enquanto que nos grupos controle e placebo não.

“O neuropeptídeo Y está envolvido na redução dos níveis de ansiedade, estresse e dor. Aumentar os níveis dessa substância no organismo pode reduzir a pressão arterial, controlar o stress e a ansiedade e afetar os ritmos circadianos, o que pode ser fundamental no sucesso de um procedimento de fertilização”, completa Luna.

Os investigadores concluíram que “o efeito analgésico da Acupuntura no procedimento de fertilização por ovócito utilizando ultrassonografia transvaginal pode estar relacionada com o aumento do nível do neuropeptídeo Y do fluído folicular”.

 

OUTRAS PESQUISAS COM OVÓCITOS

Este tipo de pesquisa não é isolado. Em um estudo randomizado e controlado com 150 mulheres, pesquisadores da Universidade de Gothemburg, na Suécia, estudaram os efeitos da eletroacupuntura e concluíram que o procedimento “pode ​​ser uma boa alternativa para a anestesia convencional durante a fertilização de ovócitos”.

Outro estudo randomizado e controlado envolvendo a acupuntura concordou com a mais recente pesquisa e mediu o aumento das concentrações de neuropeptídeo Y no fluído folicular em mulheres submetidas à fertilização de ovócitos. Os pesquisadores observaram que o efeito de aliviar a dor com o auxílio da acupuntura e da eletroacupuntura, neste caso, era “tão bom quanto os produzidos por analgésicos convencionais”.

Os pesquisadores também observaram que o aumento dos níveis de neuropeptídeo Y promovidas pela eletroacupuntura “pode ​​ser importante para o gênesis esteroide ovariana humana”.

Tags do post - , ,