Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Estudo revela que combinar Acupuntura com ervas chinesas melhora a recuperação pós-AVC

Pesquisa de 2013 aponta que a Acupuntura combinada com fitoterápicos chineses pode aumentar consideravelmente a recuperação de vítimas de derrame ou Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O estudo conduzido pela Sichuan Academy of TCM (Tradicional Chinese Medicine), instituto de pesquisa localizado em Sichuan, na China, analisou 240 pacientes que sofreram AVC, divididos em quatro grupos.

O primeiro recebeu Acupuntura, ervas e terapia de reabilitação padrão. O segundo grupo recebeu apenas acupuntura. O terceiro foi submetido apenas ao tratamento com ervas medicinais chinesas. E o quarto grupo recebeu apenas a terapia de reabilitação padrão, sem Acupuntura e sem fitoterapia.

Os pesquisadores descobriram que a combinação de Acupuntura, ervas e fisioterapia de reabilitação padrão é significativamente mais eficaz para o tratamento da disfunção pós-AVC do que usar apenas a terapia padrão de reabilitação, além de demonstrar que o tratamento com a medicina tradicional chinesa é altamente segura.

Segundo Dr. Márcio De Luna, presidente do Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa (IBMTC), o resultado desta pesquisa é importante para fortalecer a prática da medicina tradicional chinesa e contribuir para que as pessoas possam procurar pelos tratamentos complementares, como é o caso da Acupuntura. “Cada vez mais pessoas têm procurado e constatado que a acupuntura não é uma prática dolorida e ineficaz. Basta observar o alto crescimento na busca pelo método nos últimos anos”, completa.

Outro estudo recente concluiu que a Acupuntura também é eficaz para o tratamento da dor no ombro depois de um derrame, em uma revisão de 453 estudos randomizados e controlados.

Tags do post - , , ,