Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Dia Mundial do Diabetes: Como a Acupuntura pode ajudar no controle e na prevenção da doença?

Há 22 anos, o dia 14 de novembro foi estabelecido, pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como data oficial de conscientização mundial a respeito dos males do diabetes. Segundo dados divulgados pelo IBGE, no censo de 2010, o número de brasileiros com diabetes ultrapassa os 12 milhões, o que eleva o país ao quinto lugar no ranking mundial de pessoas acometidas pela doença. A pesquisa revela ainda que, se continuar nesse ritmo, a previsão é de que a posição permaneça assim até 2030.

“Embora muito se tenha avançado no tratamento farmacológico do DM (“diabetes mellitus”, como é conhecida a condição), ninguém questiona a afirmação de que o grau de controle está bem aquém do desejado”, afirma a dra. Sandra Roberta Ferreira Vívolo, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). A médica explica ainda que pode-se atribuir a expressiva quantidade de diabéticos no Brasil ao estilo de vida moderno que leva ao aumento da adiposidade corporal.


A Acupuntura como aliada do diabético

Para o médico acupunturista Fábio Roza, da Itapevacupuntura, os níveis glicêmicos, inclusive de pacientes que usam insulina, podem ser controlados através da aplicação de agulhas. “O maior objetivo do tratamento do diabetes com Acupuntura é não apenas controlar, mas diminuir as medicações”, diz o especialista.

Auxiliar no tratamento das complicações da enfermidade, como no da neuropatia diabética (comprometimento da circulação sanguínea dos nervos), também é um dos benefícios da Acupuntura para quem sofre de diabetes. O dr. Roza lembra que a diminuição de peso e controle da ansiedade e depressão, outros sintomas associados ao mal, podem ser tratados, com resultados positivos, através da técnica.