Blog

Acompanhe as notícias sobre acupuntura

Detesta segundas? Mude alguns hábitos e comece a semana melhor

A famosa música do “Fantástico” toca ao final do domingo e o seu humor já despenca? O começo da semana vem carregado de significados, do retorno ao trabalho e à dieta até os afazeres que foram postergados na sexta anterior. Segundo Jô Furlan, pesquisador na área de Neurociências do Comportamento, o pensamento e a postura negativa sobre o dia pode gerar consequências ruins para o resto da semana.

Não é difícil fazer as contas.  “Se você se programou para mudar antigos hábitos, iniciar uma dieta, começar algum curso novo e não der o pontapé inicial, você vai trabalhar contra os seu planos e gerar frustrações que se refletem em todos os universos da sua vida”, analisa o pesquisador. Para mudar esse tipo de atitude, o médico selecionou alguns hábitos que podem ajudar a transformar sua segunda-feira em uma oportunidade de recomeço:

1 . Está insatisfeito com o trabalho e morre de medo do começo de uma nova semana? Que tal rever sua posição na empresa e carreira? Uma segunda-feira é sempre um momento de procurar um novo emprego ou tentar agendar uma reunião com o RH.

2 . Você sente muito sono nesse dia? A mudança no horário biológico das pessoas durante o fim de semana faz com que elas se sintam mais cansadas nessa data. Busque um equilíbrio entre descanso e diversão aos domingos. São os exageros pré-segunda que a tornam o dia mais cansativo da semana.

3 . Você fica com aquela sensação de uma criança que acaba de sair do parque de diversões? Em vez de pensar que o final de semana está longe, lembre-se: faltam só quatro dias para a diversão acontecer novamente.

4 . Comeu e bebeu demais no sábado e domingo? Esse tipo de excesso também gera uma sensação de desgaste físico.  Aproveite a segunda-feira para limpar o organismo: alimente-se melhor, exercite-se e cuide da mente. Que tal agendar uma consulta de rotina e buscar equilíbrio para o corpo?

5 . A segunda-feira sempre começa com uma montanha de e-mails para retornar? Evite o que os gerenciadores de tempo chama de “duplo manuseio”: se você leu um e-mail na sexta-feira que não exigirá maior pesquisa ou grande volume de texto para responder, faça-o na hora e tire uma série de atividade da sua agenda na segunda seguinte.